A hora do lanche, tão esperada no dia-a-dias das crianças pode, porém, ser desafiadora para as mães que, ao mesmo tempo em que querem garantir uma alimentação saudável e equilibrada, precisam tornar essas refeições mais atrativas e alegres para os pequenos. Equilibrar essa balança, entre saudabilidade e diversão nos lanches, é uma arte e, para dominá-la, algumas dicas e estratégias são importantes e podem fazer a diferença ao montar os cardápios diários das crianças. Confira!
Cor e criatividade – diversifique os lanches, mesclando diferentes alimentos e criando combinações inusitadas e receitas coloridas
O que melhor do que formas e cores para atrair as crianças? A ideia é diversificar os lanches, mesclando diferentes alimentos e criando combinações inusitadas e receitas coloridas. Vale tudo que aguce a criatividade das crianças, como fazer arco-íris de frutas, usar cortadores em formatos diversos (de nuvem, coração, casinha, bichinhos), desenhar na casca da banana, criar personagens, carinhas divertidas e até servi-los em utensílios lúdicos. Existem diversos perfis nas redes sociais criados por mães e nutricionistas que podem te inspirar. Procure por hashtags como #lanchecriativo, #lancheiracolorida.
Sanduíches práticos – eles podem e devem aparecer nos lanches e. por serem práticos e versáteis, podem ser diferentes a cada dia
É difícil encontrar alguém que não goste de sanduíches. Eles podem e devem aparecer nos lanches e, já que têm uma praticidade e versatilidade incrível, podem ser diferentes a cada dia e preparados com combinações nutritivas e deliciosas. Existem no mercado uma série de pães com base de ingredientes naturais, preparados com farinha integral e grãos, que são mais saudáveis do que os pães brancos. Uma pastinha feita em casa, com grão de bico, castanhas ou abacate, por exemplo, pode substituir o uso de manteigas ou requeijões mais processados. Para acompanhar, já que a intenção é manter a praticidade, opte por bebidas prontas que tenham um aporte extra de vitaminas como a vitamina C, por exemplo, como sucos e chás gelados.
Bolinhos e cupcakes caseiros – seja pelo formato ou pela infinidade de possibilidade de recheios e coberturas estão entre os preferidos dos pequenos
Bolinhos e cupcakes ocupam um lugar especial na preferência da maioria das crianças (e de adultos também!). Seja pelo formato ou pela infinidade de possibilidade de recheios e coberturas. Desde os primeiros meses da introdução alimentar – quando é possível diversificar a oferta de alimentos – são uma ótima alternativa para incluir na alimentação alimentos mais naturais, e até mesmo frutas, já que podem ser preparados a partir de um mix bem diferenciado de ingredientes. Muitos podem ter base de maçã, banana, legumes e até levar na composição superalimentos como amaranto ou quinoa, dois exemplos de grandes aliados da saúde.
Sorvete pode! – o que melhor do que ele pra refrescar com alegria e sabor?
Em cidades quentes, sobretudo no Nordeste brasileiro, os sorvetes também ocupam o topo da preferência dos pequenos. Para fugir das opções mais processadas com altos índices de açúcar, corantes e conservantes a dica é optar pelas delícias geladas que podem ser preparadas em casa. O caminho é simples, picar e congelar frutas in natura, como banana, manga, morango, abacate, e processá-las até obter cremosidade.
Crianças na cozinha – além de divertido é uma oportunidade de familiarizar os filhos aos alimentos e preparos da cozinha
Convidar os filhos para a cozinha pode ser o primeiro grande trunfo nesse desafio. Além de ser uma forma de entretê-los, é também uma maneira de ensinar sobre a importância de uma alimentação saudável e uma oportunidade de apresentar novos alimentos como frutas, legumes e verduras.